PIQUENIQUE

linha.png

PIQUENIQUE é um jogo de tabuleiro que promove reflexão sobre decisões de consumo e finanças pessoais de forma lúdica. A ideia central do jogo é poupar para chegar ao parque com dinheiro suficiente para comprar os alimentos de sua preferência e ter a maior quantia de sobra. No início do jogo, os participantes escolhem os alimentos que desejam levar ao piquenique, e ao longo do percurso têm a oportunidade de pensar sobre suas escolhas, tomar decisões para resolver questões do dia a dia e lidar com os desafios que surgem. Vence o jogo quem comprar alimentos selecionados e ficar com mais dinheiro (Américas). O principal conceito desse jogo é poupar, trabalhar a tomada de decisão, habilidades de autocontrole, adiamento de gratificações e raciocínio lógico.

montagem_piquenique.png

PIQUENIQUE é um jogo destinado a todas as pessoas a partir dos 6 anos. Ao longo do percurso, os jogadores enfrentam diferentes desafios. Ao cair em uma casa vermelha, precisam tomar decisões como comprar dois chocolates por A$ 3 (três américas) ou escolher um dos produtos selecionados na sua lista de compras e pagar apenas A$ 1(um américa). Cair em uma casa amarela indica ganhos ou gastos que fazem parte do dia a dia, como pagar a conta de luz.


Vence o jogo quem, ao chegar ao parque, conseguir comprar os alimentos de sua lista de compras e ficar com mais dinheiro. Pode-se considerar que há uma analogia entre o jogo e a vida: em ambos é possível controlar algumas coisas e outras não.


Ao longo das partidas, a criança tem a oportunidade de pensar sobre suas escolhas, tomar decisões para resolver questões do dia a dia e lidar com os desafios que surgem. O simbolismo experimentado no jogo funciona como um recurso para introduzir ou exercitar aspectos importantes no cotidiano, como escolher uma alimentação adequada e manter a saúde, comprar, pagar e adiar o desejo de consumir, mesmo em uma situação cheia de desafios e surpresas. Desejamos que essa experiência também seja importante para você!

 

 

REGRAS

linha.png

OBJETIVO
Chegar ao parque com dinheiro suficiente para comprar os alimentos da lista elaborada no início do jogo e ficar com mais dinheiro.

 

COMPONENTES
• 1 tabuleiro de percurso
• 6 peões
• 2 dados
• 1 tabela de produtos
• 62 cartas com alimentos para o piquenique
• 14 cartas de ganhos e gastos (7 tipos, 2 de cada), com verso amarelo
• 14 cartas de tomada de decisão (7 tipos, 2 de cada), com verso vermelho
• 100 moedas (50 de A$ 1 e 50 de A$ 2)

 

PREPARAÇÃO
• Cada participante inicia o jogo com A$ 10.
• Cada um faz uma lista de compras com quatro alimentos que gostaria de levar para um piquenique no parque. O valor de cada item está informado na tabela de produtos e nas cartas.
• O jogador pode selecionar alimentos cujo valor total exceda A$ 10, pois ao longo da partida pode juntar o dinheiro restante ou conseguir descontos para as compras.
• As cartas de tomada de decisão (vermelhas) e ganhos e gastos (amarelas) devem ser embaralhadas separadamente e colocadas em dois montes, com a face para baixo no local marcado no tabuleiro.


MODO DE JOGAR
1) Cada jogador escolhe um peão e o posiciona na saída. Começa a partida aquele que obtiver o maior valor ao lançar os dados. Em caso de empate, joga-se novamente. As jogadas seguem no sentido horário.

2) Na sua vez, o participante lança os dados para determinar o número de casas que deve andar com o peão no tabuleiro. Uma casa pode ser ocupada por qualquer número de peões.

3) Quando o peão parar em uma casa vermelha, o jogador pega uma carta de tomada de decisão e quando parar em uma casa amarela, pega uma carta de ganhos e gastos e segue as orientações. A carta retirada volta para o final do monte. Se o peão cair em uma casa amarela ou vermelha depois de andar seguindo as orientações da carta, o jogador não pega uma carta novamente.


FINAL DO JOGO
Ao chegar ao parque, o jogador aguarda todos os demais para comprar os alimentos que marcou em sua lista. A compra deve seguir a ordem de chegada dos jogadores.

 

Os alimentos ganhos ao longo do percurso, e que fazem parte da lista do jogador, não precisam ser comprados. Aqueles que não compõem a lista não representam nenhum benefício no jogo.

 

Se não houver mais cartas do alimento escolhido porque outro jogador já comprou, ele deve escolher outro item do mesmo valor.

 

A partida termina quando todos os jogadores chegarem ao parque para o piquenique. Ganha quem conseguir comprar os alimentos previamente selecionados e ficar com mais dinheiro.


Se houver empate, o vencedor é aquele que chegou primeiro ao parque.